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Faça o registro dos resultados das análises

Faça o registro dos resultados das análises

O registro dos resultados analíticos é um dos processos mais relevantes dentro do laboratório – não apenas para registro dos elementos de controle e validação analítica dos insumos e produtos acabados testados, mas para garantir que a produção esteja utilizando alimentos seguros e inócuos. A submissão dos resultados do Labinfy foi pensada para ser a mais simples possível, tanto para o técnico laboratorista submetê-los manual e individualmente, mas para gestores e supervisores monitorarem o trabalho realizado e resultados inferidos.

Basicamente, a submissão de resultados pode ser feita de 3 maneiras: importando resultados de um arquivo de fonte externa (seja do NIR, do HPLC ou de plataformas de predição de aminogramas), de maneira manual na área de Gestão de Amostras ou direto na Ficha de Trabalho do técnico do laboratório responsável. Abordaremos a importação de maneira separada para facilitar o entendimento do processo de conexão com outras plataformas.

Como registrar os resultados pela área de Gestão de Amostras

1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.

2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Gestão de Amostras no menu lateral.

3. Faça os filtros necessários para selecionar a amostra que deseja submeter os resultados analíticos.

4. Ao identificar a amostra em questão, você verá dentro do card dela todas as análises listadas que foram solicitadas e atribuídas a ela. Clique sobre qualquer análise listada que a tela de submissão de resultados será aberta.

5. Na parte superior, você verá todas as informações da amostra em questão. Logo abaixo, os códigos das análises serão listados um ao lado do outro – para navegar entre elas, basta ir clicando sobre o código de cada uma que estará em em azul. Ao lado de cada análise você verá a identificação de status: cinza para análises não iniciadas, laranja para iniciadas mas não concluídas e verde para concluídas. Além disso, caso tenha um circulo amarelo em torno dessa notificação, significa que esta é uma análise atribuída ao seu usuário. Para resultados já submetidos e que estejam fora do padrão cadastrado, uma pequeno bola vermelha na parte de cima do indicador de status aparecerá para facilitar a visualização do laboratório.

6. Para cada análise que você selecionar, o nome dela em destaque, o método e o técnico responsável irá aparecer na parte inferior. Além disso, no canto direito no ícone de informação (i), você pode acompanhar as datas relevantes à amostra, como a data de criação e recebimento. Para começar o processo analítico, clique em Iniciar Análise – lembrando que este botão é uma configuração da conta, caso deseja retirar ele para que ao entrar na análise o campo de submissão de resultados apareça, acesse a área de Configurações no menu lateral inferior.

7. Ao iniciar a análise, automaticamente o espaço para inserir os resultados será apresentado na tela. Caso seja uma análise qualitativa ou então uma quantitativa sem fórmula de determinação, será mostrado um único campo ao lado do nome da análise e depois dos sinais de igualdade ou desigualdade – que também podem ser alterados. Para análises que possuem uma fórmula de determinação cadastrada, irão aparecer os campos correspondentes a cada variável que deverá ser registrada para cálculo do resultado final.

8. (Opcional) Para cada análise realizada, o técnico do laboratório responsável poderá inserir suas observações clicando sobre o botão de + logo ao lado do campo de submissão do resultado.

9. Clique em Enviar para finalizar o processo. Um alerta de sucesso será apresentado na canto inferior da tela e os resultados já serão associados à análise em questão.

Como registrar os resultados pela área de Ficha de Trabalho

1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.

2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Ficha de Trabalho no menu lateral.

3. Definas suas preferências de visualização e faça os filtros necessários na parte superior para que você localize mais rápido a(s) amostra(s) ou análise(s)que deseja visualizar para acompanhamento de resultados.

4. Você poderá agrupar as atividades pendentes tanto por amostra quanto por análise, de acordo com as políticas de distribuição de trabalho do seu laboratório. Ao fazer isso, a tela irá listar todas as análises que estão pendente a serem finalizadas com seus respectivos campos de submissão de resultados.

5. Quando quiser atualizar e submeter os resultados de uma análise que realizou, basta clicar em Enviar para gravar os resultados. Lembrando que o botão de Iniciar Análise pode ser oculta através do painel de Configurações.

6. Ainda nessa tela, clicando no botão ao lado do campo de resultados, você poderá inserir comentários e notas referentes àquela análise em questão.

Este processo de registro dos resultados será abordado também mais para frente, mas sempre que iniciar uma análise, o status dela irá alterar para em progresso – indicador ficará laranja -, e o campo de submissão dos resultados irá aparecer. Para análises que estão já iniciadas ou que o botão foi ocultado via Configurações da conta, o botão não irá aparecer, trazendo diretamente o campo de resultado para você registrar. Uma vez que o resultado foi submetido, a análise sairá da lista de pendências.

Como editar registros de resultados já salvos

Por integridade dos dados da sua conta, uma vez que um resultado analítico é submetido pelo analista, por padrão o programa não permite alterações. Entretanto, sabemos que, em situações especifícas, você queira editar ou corrigir alguma informação cadastrada. Para isso, criamos uma permissão de usuário que permite que você possa editar resultados já submetidos. Uma vez que seu usuário possui essa permissão, faça o processo abaixo para editar um resultado já enviado.

1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.

2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Gestão de Amostras ou na Ficha de Trabalho no menu lateral para buscar pela amostra que deseja alterar os resultados enviados de uma análise.

3. Uma vez que você selecionou a análise dentro do card da amostra que queira editar os resultados enviados, clique no botão Alterar Resultado Enviado. Ao fazer isso, automaticamente o campo de submissão irá ativar novamente para que você faça as alterações desejadas.

4. Clique em Enviar novamente para finalizar este processo.

Como comentamos, esta possibilidade de alteração é uma permissão de usuário, ou seja, recomendamos atenção ao atribuir essa possibilidade para os usuários. Além disso, por segurança, criamos um registro de mudança para possibilitar qual usuário e quando foram realizadas mudanças nos resultados analíticos, possibilitando uma melhor rastreabilidade das informações.

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