Vimos em artigos anteriores que, dentro dos processos de controle de qualidade, o uso de controles estatísticos para verificação e comparação de resultados e tomadas de ações corretivas é crucial. E, nesse contexto, os métodos e técnicas estatísticas tornam-se um importante aliado para satisfazer as necessidades e exigências crescentes de seus clientes na coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação.
A área de Estatísticas de Resultados do Portal do Cliente foi criada exatamente para dar aos clientes acesso rápido a métricas estatísticas de cada item analisado, auxiliando, assim, na validação de métodos e processos, determinação de variabilidade nutricional e monitoramento de consistência de resultados para qualificação de fornecedores ou fabricantes, por exemplo.
Como consultar as estatísticas de resultados dos itens testados no laboratório pelo Portal do Cliente
1. Peça para que façam login na Portal do Cliente usando a URL e as credenciais de acesso definidas pela sua organização.
2. Na página inicial do Portal do Cliente do Labinfy, eles irão clicar em “Selecione o Cliente que você gostaria de consultar” e procurar pelo cliente que desejam consultar os resultados.
3. Após selecionar o cliente em questão, o usuário verá duas abas: Amostras do Cliente e Estatísiticas dos Resultado. Em Estatísiticas dos Resultado, ele poderá selecionar o item que deseja verificar as medidas estatísticas calculadas.
4. Ao selecionar o item desejado, ele poderá definir a Preferência de Visualização estatística. Ao clicar nesse seletor, o cliente verá as diferentes métricas de estatística descritiva existentes no Labinfy: tanto as medidas de tendência central usadas para representar todos os dados de um conjunto (como média, desvio padrão e moda), quanto às medidas de dispersão aplicadas para determinar o grau de variação dos números deste conjunto (como coeficiente de variação, amplitude e valores mínimos e máximos).
Basta selecionar qual das estatísticas a seguir gostaria de visualizar que a plataforma já calcula e apresenta na tabela abaixo: Contagem, Valor Médio e Desvio Padrão, Média Geométrica, Valor com Maior Frequência (Moda), Mediana, Valor Mínimo, Valor Máximo, Variância, Coeficiente de Variação ou Amplitude.
5. Por padrão, as estatísticas virão agrupadas por Fornecedor. Entretanto, ele poderá alterar o modelo de agrupamento das estatísticas para visualizar por outros elementos permitidos para ele. Assim que alterar essa seleção, a tabela com os resultados estatísticos das análises será atualizada automaticamente.
6. (Opcional) Caso ele queira, o cliente poderá realizar diversos filtros para visualização das estatísticas de amostras restritas a essa seleção definida. Ao clicar no botão Filtrar, ele verá diversas possibilidades de filtro, como uma completa seleção de diferentes intervalos de data, seja de recebimento, fabricação, revisão ou liberação. Ao indicar os filtros desejado, as estatísticas serão atualizadas automaticamente.
7. A partir das seleções feitas, automaticamente os resultados estatísticos serão apresentados na tabela na parte inferior. Cada linha equivale a uma seleção de agrupamento, como um cliente ou um fornecedor. As colunas, por sua vez, mostram os resultados de cada análise associada a esse elemento e item.