Como vimos anteriormente, o laudo analítico ou certificado de análise é um dos documentos mais importantes dentro do processo de gestão de qualidade, uma vez que ele comunica os resultados analíticos realizados em um produto ou ingrediente. Dessa maneira, você poderá avaliar se todos os componentes avaliados estão atendendo os padrões de identidade e qualidade esperados, assim como cumprido com os padrões de segurança biológica, química e física.
A emissão dos relatórios de ensaio não poderia ser mais fácil e flexível daquela que que você tem com o Labinfy. Para isso, criamos a área de Padrões de Impressão do Relatório para você definir informações relevantes que serão padronizadas aos documentos gerados pelo programa.
Como alterar os padrões de impressão do relatório
Considerando os elementos de controle que estão presente no relatório, que vão desde as informações do solicitante, da amostra e a tabela dos resultados analíticos, as considerações do laboratório e a nota de rodapé também podem ser padronizadas nos documentos gerados pelo laboratório.
1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Configurações no menu lateral.
3. Navegue na página até a área de Relatório da Análise da Amostra. O primeiro campo é o de Considerações do Laboratório. Foi pensado para você definir uma mensagem padrão que será impressa ao final dos resultados analíticos. Pode ser a definição do responsável técnico do laboratório, a ciência de integridade dos dados referente à amostra analisada, a responsabilização do cliente pela amostragem, entre outros. É um campo bem flexível para atender bem as necessidades do seu laboratório.
Abaixo você encontrará o campo de Nota de Rodapé. A sugestão seria inserir as informações da empresa para a padronização das informações de contato nos documentos gerados – endereço completo, dados cadastrais, email ou telefone de contato, entre outros.
4. (Opcional) Você verá logo abaixo alguumas opções de visualização da tabela de resultados analíticos e do laudo – tanto a opção para imprimir com a data que a impressão foi feita quanto a de mostrar o código do método e a incerteza de medição da análise na tabela de resultados.
5. (Opcional) Caso você realizar mais de uma análise igual na mesma amostra, você poderá selecionar a opção Agrupar análises de amostra e mostrar resultados médios para consolidar os resultados de todas em uma só. o habilitar esta opção, uma vez que você tenha realizado a mesma análise em uma amostra, o valor médio será exibido no relatório em vez de cada resultado único.
6. Feito isso, defina as Preferências do Signatário, ou seja, defina qual usuário terá sua assinatura mostrada como signatário do Relatório de Amostra. Você poderá selecionar um usuário fixo para sempre aparecer como signatário ou então permitir que a assinatura impressa seja sempre da pessoa que liberou a amostra no laboratório.
7. Após configurar as informações do relatório corretamente, clique em Atualizar Configurações no final da página para finalizar o processo.