Assim como as análises, os cadastros dos Itens Testados no laboratório auxiliará sua empresa a ter registros de controle e rastreabilidade mais completos e organizados. Ao realizar este processo, você poderá definir os insumos, produtos acabados, águas e efluentes, entre outros, que serão analisados pelos laboratórios visando avaliar os padrões de identidade, qualidade e de segurança biológica, química e física.
O item é um cadastro dinâmico e o Labinfy traz a flexibilidade necessária para você cadastrar conforme você receber novos materiais de análises. Após o cadastro dos itens e das análises, você poderá relacioná-los para definição dos parâmetros de validação das amostras recebidas pelo laboratório.
Como cadastrar Itens Testados pelo laboratório
1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Itens Testados no menu lateral.
3. Clique no botão Adicionar Item no canto superior direito.
4. No campo Nome do Item, digite o nome que você deseja atribuir a este novo item cadastrado.
5. (Opcional) No campo Código do Item, defina qual o código será atribuído a ela. Esse código será o identificador único do item e será mostrado na interface, assim, recomendamos que utilize um código que possa rapidamente reconhecer qual a análise em questão.
6. (Opcional) O campo Tipo de Item foi criado para você criar um agrupamento de item, que facilitará não apenas a organização dos items, mas também poderá ser usado como elemento de automação dos procedimentos analíticos. Você pode criar os diferentes tipos de itens (como matérias-primas e produtos) ou as famílias do item (milho, soja, trigo, cereais, ração, entre outros) – esse elemento é bastante flexível para ser um agrupamento que se encaixe dentro do seu cenário específico.
Para adicionar novos Tipos de Itens, clique sobre o Campo e depois em Adicionar Tipo de Item. Dê um nome a ela e depois clique em Adicionar Tipo de Item novamente. Você precisará fazer este processo apenas uma vez e, posteriormente, poderá utilizar o tipo criado para outras análises. Caso queira editar um tipo já criado, basta clicar no ícone de três pontos horizontais à direita ( ⋮ ) e clicar em Editar Tipo de Item. Feito isso, basta definir o novo nome e clicar em Atualizar Tipo de Item.
7. (Opcional) No campo Unidade de Medida, informe o modelo estabelecido para medir a grandeza do item em questão, seja o comprimento, massa ou volume.
8. (Opcional) Você pode automatizar também a data de expiração dos itens testados. Nesse campo, informe quantos dias até o vencimento este item deverá assumir nas amoastras cadastradas. Ao definir esta quantidade, você pode automatizar a Data de Vencimento de uma amostra do Item Testado ao simplesmente registrar a sua Data de Fabricação.
9. Clique em Adicionar Análise para finalizar o processo.
Ao fazer isso, o Item recém criado ficará listado na tela e você pode procurar por ele no campo de busca acima da tabela. Você pode também editar um item já cadastrado clicando em qualquer campo da linha que ela está listada. Ao fazer isso, a janela com as informações será aberta e você poderá editar os dados que deseja alterar.
Para excluir um item, clique sobre ele na lista e depois no ícone de lixeira no canto inferior esquerdo da janela. Lembrando que ao fazer esse processo, você não conseguirá adicionar esta item em novas amostras e ele será excluído dos Valores Padrões atuais, entretanto, as amostras que foram cadastradas anteriormente e foram associados a esse item não serão afetadas e continuarão sendo apresentadas na tela de Gestão de Amostras e nas Estatísticas de Resultados.
Como importar uma lista de Itens
1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Itens Testados.
3. Para fazer download da planilha template de importação de Itens, clique no botão Exportar no canto superior direito que o arquivo será baixado automaticamente.
4. Para iniciar a importação após o preenchimento do arquivo (sempre respeitando as colunas definidas pelo template) que foi baixado, clique em Importar e Selecionar Arquivo XLSX.
5. Procure o arquivo em seu computador e clique em Abrir.
6. Ao finalizar o processo, um alerta de sucesso será apresentado e os novos itens estarão listadas na tela.
Este mesmo processo pode ser utilizado para editar em massa uma lista de itens. Para apenas atualizar as informações e evitar dados duplicados, mantenha sempre o Código da Análise como elemento único de identificação de cada registro e linha do arquivo.