O cadastro de Clientes é crucial para você manter uma organização ainda mais eficaz dos seus dados. O Cliente dentro do Labinfy pode ser entendido como a organização ou pessoa que está solicitando as análises, seja um cliente externo que você está prestando serviços ou então um cliente interno que trabalhe na mesma organização que você.
Este agrupamento permite também você especificar usuários, amostras e analíses estatísticas para Clientes especifícos, possibilitando comparar os resultados analíticos apenas dos itens que um cliente especifíco enviou para o laboratório. Incluir Clientes pode ser de duas maneiras: cadastrando cada cliente manualmente ou importando o cadastro de seus clientes diretamente para sua conta.
Como criar um Cliente
1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Clientes.
3. Clique no botão Adicionar Cliente no canto superior direito.
4. No campo Nome do Cliente, digite o nome que você deseja atribuir a este novo grupo.
5. (Opcional, mas altamente recomendado) No campo Código do Cliente, digite o código que você deseja atribuir a este novo cadastro.
6. (Opcional) No campo CNPJ/CPF, digite o número de indentificação fiscal ou tributário que você deseja atribuir a este novo cadastro.
7. (Opcional) No campo Unidade Organizacional, seleciona quais Unidades Organizacionais que este cliente faz parte – ao fazer isso, Usuários restritos a essas unidades irão visualizar apenas clientes e dados que foram atribuídos a ela.
8. (Opcional) No campo Código da Unidade Organizacional, digite o código que você deseja atribuir a este novo grupo.
9. (Opcional) Na área de Informações de Contato, insira as informações do representante ou pessoa responsável que pertence ao novo cliente que esta sendo cadastrado.
10. (Opcional) Na área de Endereço do Cliente, insira as informações do novo cliente que esta sendo cadastrado.
11. Clique em Adicionar Cliente para finalizar o processo.
Ao fazer isso, o Cliente recém criado ficará listada na tela e você pode procurar por ela no campo de busca acima da tabela. Você pode também editar um Cliente já criada clicando em qualquer campo da linha que ele está listado. Ao fazer isso, a janela com as informações será aberta e você pode editar os dados que deseja alterar.
Para excluir um Cliente, clique sobre ele na lista e depois no ícone de lixeira no canto inferior esquerdo da janela. Lembrando que ao fazer esse processo, amostras antigas já cadastradas para esse Cliente não serão afetadas e continuarão listadas na tela de Gestão de Amostras.
Como importar uma lista de Clientes
1. Faça login na sua conta do Labinfy usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Labinfy, clique em Clientes.
3. Para fazer download da planilha template de importação de Clientes, clique no botão Exportar no canto superior direito que o arquivo será baixado automaticamente.
4. Para iniciar a importação após o preenchimento do arquivo que foi baixado, clique em Importar e Selecionar Arquivo XLSX.
5. Procure o arquivo em seu computador e clique em Abrir.
6. Ao finalizar o processo, um alerta de sucesso será apresentado e os Clientes estarão listados na tela.
Este mesmo processo pode ser utilizado para editar em massa uma lista de Clientes. Para apenas atualizar as informações e evitar dados duplicados, mantenha sempre o Código do Cliente como elemento único de identificação de cada registro e linha do arquivo.