Na Optimal, buscamos constantemente abordagens inovadoras para proporcionar a melhor experiência de uso e garantir que as empresas tirem o máximo proveito de nossas plataformas. Reconhecemos que na atual indústria de alimentos e nutrição animal, onde a eficiência e a precisão são cruciais, a colaboração eficaz entre as equipes de formulação e outras áreas da empresa desempenha um papel determinante. Foi com essa perspectiva que o Formulamix foi desenvolvido: para estender seus benefícios além dos formuladores, envolvendo todos os agentes da cadeia com foco em eficiência e excelência operacional, adotando uma visão estratégica abrangente dentro da empresa.
Dessa forma, o Formulamix foi concebido para permitir a criação de diferentes usuários, aos quais podem ser atribuídas funções, acessos e permissões especiais alinhadas às suas respectivas responsabilidades dentro do sistema. Desde o formulador, encarregado de criar as especificações técnicas e níveis de garantia dos produtos, até o departamento de compras, responsável por simular o consumo consolidado e determinar os preços ideais de eventuais matérias-primas alternativas, e ainda às equipes de qualidade, encarregadas de atualizar as matrizes nutricionais, a flexibilidade na criação de usuários é essencial para se adequar às necessidades e políticas específicas de cada empresa.
Como cadastrar os Usuários do Formulamix
1. Faça login na sua conta do Formulamix usando a URL do Workspace da sua organização.
2. Na página inicial do Workspace do Formulamix, clique em Usuários no menu lateral.
3. Clique no botão Adicionar Usuário no canto superior direito.
4. No campo Nome do Usuário, digite o nome que você deseja atribuir a este novo cadastro.
5. No campo E-mail do Usuário, digite o endereço de e-mail que você deseja atribuir a este novo usuário – este e-mail será o que será utilizado para ele fazer o login na plataforma, assim, recomendamos utilizar um email próprio do usuário utilizado na empresa
6. (Opcional) Na área de Foto do Usuário, você pode fazer o upload de uma foto própria do usuário – essa foto não é obrigatório e você pode deixar esse campo em branco.
7. Escolha qual será o modelo de definição de senha do usuário – caso o checkbox “Enviar e-mail de boas-vindas com a configuração da senha” fique habilitado, assim que você cadastrar o usuário, ele receberá um e-mail automático de definição de senha. Caso prefira definir uma antes, basta desmarcar essa opção e logo definir a senha manualmente para o usuário que está sendo cadastrado.
8. Para todo usuário cadastrado, é necessário definir a função que ele terá dentro do Formulamix – para cada função, você pode atribuir permissões de acesso especiais e restringir o que ele pode ver e fazer dentro da plataforma. O cadastro de função é bastante flexível, e permite que você tenha diversas funções com permissões específicas a cada uma delas. Ao clicar no botão de Função, uma lista de exemplos será apresentada – para refletir as políticas de cada empresas, sugerimos que clique em Adicionar Função, dê um nome a ela e defina as políticas de acesso para cada uma delas.
Você precisará fazer este processo apenas uma vez e, posteriormente, pode padronizar as funções entre os usuários. Caso queira editar uma função já criada, basta clicar no ícone de três pontos horizontais à direita ( ⋮ ) e clicar em Editar Função. Feito isso, basta selecionar as novas permissões e clicar em Atualizar Função.
9. (Opcional) Você pode ainda restringir a visualização do usuário a Unidades Organizacionais específicas, definindo assim um padrão de trabalho para que ele possa ver apenas aquilo que faz parte do seu escopo de responsabilidade. Clique na opção que queira habilitar e depois selecione as Unidades e ou Clientes que deseja restringir a ele.
10. Clique em Adicionar Usuário para finalizar o processo.
Ao fazer isso, o Usuário recém criado ficará listado na tela e você pode procurar por ele no campo de busca acima da tabela. Você pode também editar um Usuário já cadastrado clicando em qualquer campo da linha que ele está listado. Ao fazer isso, a janela com as informações será aberta e você poderá editar os dados que deseja alterar, inclusive definir uma nova senha para que ele acesse novamente a plataforma.
Para excluir um Usuário, clique sobre ele na lista e depois no ícone de lixeira no canto inferior esquerdo da janela. Lembrando que ao fazer esse processo, o Usuário não terá mais acesso à ferramenta, nem de visualização, entretanto, fórmulas e soluções salvas que criadas por ele anteriormente não serão afetados e continuarão sendo apresentados na tela de Fórmulas e Otimizações Salvas.