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Realize análises financeiras-econômicas da fórmula

Realize análises financeiras-econômicas da fórmula

O tempo de resposta das empresas diminuiu drasticamente nos últimos anos. Em um mercado cada vez mais competitivo, com restrições de oferta de insumos e preços das commodities em movimento de volatilidade no mercado internacional de grãos, a incerteza e os riscos são cada vez mais presentes nas decisões de qualquer empresa, em qualquer setor.

O setor de nutrição animal e humana, seja no food service ou pet food, certamente foi um dos mais afetados nesse período. Muitos dos ingredientes básicos utilizados na produção, como milho e outros grãos, tiveram um crescimento de preço acima dos níveis históricos nos últimos dois anos. Essa dinâmica forçou, inclusive, muitas empresas a absorverem os custos de produção e trabalharem com margens apertadíssimas – tentando ao máximo não repassar ao consumidor final este aumento dos preços.

Nesse cenário, existe uma oportunidade que muitas empresas estão encontrando como solução: otimizar as formulações, maximizar a valorização de matérias-primas e simular diferentes cenários estratégicos e alternativos que antecipem tendências de mercado. É aí que as análises financeiras-econômicas de uma fórmula podem ajudar no processo de reduzir custos, mantendo a qualidade e eficiência produtiva.

Como realizar as análises financeiras-econômicas da fórmula

1. Faça login em sua conta do Formulamix utilizando a URL do Workspace de sua organização.

2. Na página inicial do Workspace do Formulamix, clique no menu lateral em “Fórmulas” caso deseja otimizar apenas um produto ou em “Planos de Produção” para otimizar um grupo de produtos. Após clicar em “Abrir Otimizador” e realizar eventuais ajustes na reformulação, atente-se para as diferentes colunas que são apresentadas na tela de solução. Além da Análise de Sensibilidade que falaremos em artigos posteriores, existem 3 colunas importantes: SOMBRA, $ ÓTIMO e %ÓTIMO. A primeira estará presente tanto na área de ingredientes e nutrientes, enquanto as duas últimas apenas em ingredientes. Vamos entender um pouco melhor cada um destes conceitos:

Custo Sombra

O Custo Sombra (também chamado de Shadow Cost ou Custo Marginal) é uma métrica que representa o impacto financeiro de incluir uma unidade adicional de um determinado ingrediente na formulação de um produto. Ele indica quanto o custo total da formulação diminuirá se houver um acréscimo ou decréscimo específico de um ingrediente que esteja sendo limitado pelo mínimo ou máximo definido na especificação. No jargão da formulação, ele é o famoso “ponto de pressão” da sua fórmula – ou seja, quanto maior o Custo Sombra, maior a influência daquele ingrediente na composição de custos da sua fórmula e, consequentemente, variações na inclusão dele trazem maiores economias.

Ao utilizar o conceito de Custo Sombra, os formuladores podem identificar os ingredientes mais econômicos e otimizar as formulações para minimizar os custos de produção, levando em consideração os requisitos nutricionais dos animais. Isso permite tomar decisões mais informadas sobre a seleção de ingredientes, considerando não apenas o preço individual de cada um, mas também seu impacto global na formulação.

Vamos dar um exemplo para ilustrar melhor:

– Suponha que você seja um formulador de rações e esteja considerando aumentar em um 1 ponto percentual a inclusão de um determinado ingrediente na sua formulação. O Shadow Cost desse ingrediente é o custo que será deduzido ao adicionar essa quantidade extra.
– Para calcular o Shadow Cost, compara-se o custo total da formulação atual (sem o acréscimo de 1 p.p. do ingrediente) com o custo total da formulação modificada (com o acréscimo de 1 p.p. do ingrediente). A diferença entre esses dois custos representa o Shadow Cost.
– Se o Shadow Cost for baixo, significa que a economia de custo para incluir mais uma unidade desse ingrediente é relativamente baixa em relação aos benefícios obtidos. Por outro lado, se o Shadow Cost for alto, indica que a economia de custos é significativa, ou seja, está aí um ponto de atenção que o formulador precisa se atentar.

Lógico que outros elementos como perfil de matéria-prima e impacto na produção precisam ser levados em conta, mas o Shadow Cost é importante para os formuladores de rações, pois permite otimizar as formulações e encontrar o ponto ideal em termos de custo e nutrição. Ao comparar o Shadow Cost de diferentes ingredientes, é possível identificar quais são os mais eficientes em termos econômicos, levando em conta seus benefícios nutricionais.

Preço Ótimo e Nível Ótimo

Uma outra estratégia que pode ser utilizada para diminuir os custos é conhecer qual o preço ótimo de dada matéria-prima que maximize o resultado da formulação (ou seja, diminua os custos) e que ainda atenda aos níveis de garantia desejados. O preço ótimo é uma excelente ferramenta que pode ser usado por áreas de compras, seja em renegociação de contratos com fornecedores atuais ou até mesmo na aquisição de novas matérias-primas.

Do ponto de vista matemático, o preço ótimo vai refletir qual seria o custo para adquirir ou manter o uso de um ingrediente na produção que torne a solução viável e que seja o valor mais favorável da função-objetivo, isto é, que minimize os custos de totais de formulação. Você pode identificar esses preços ótimos não só para ter um melhor amparo de negociação para aquisição de novas matérias-primas, mas para ter uma gestão de custos mais eficiente e previsível que antecipem movimentos e tendências de mercado. Sabendo o quanto você pode pagar, ou até que preço pode chegar, você tem uma ferramenta de inteligência de negócios de alto impacto para gestão de suprimentos.


3. As análises financeiras-econômicas de uma fórmula ou de um lote de produção é uma das principais ferramentas do formulador e permite que você reformule seus produtos de maneira rápida e eficiente. O processo de reformulação, assim sendo, torna-se de crucial importância para que, partindo de uma solução viável inicial, você pode continuar melhorando os indicadores da sua fórmula, sempre partindo da premissa que o produto deverá atender a todos os requisitos nutricionais definidos.


Sabemos que o papel do formulador está cada vez mais amplo e acaba tendo uma grande intermediação com outras áreas da empresa: qualidade, produção, comercial, compras, pós-vendas, corporativa, entre outros. Isso porque a formulação, e o processo de otimizá-la, para impulsionar os resultados da empresa, está cada vez em um nível mais estratégico para a empresa, trazendo a ela ferramentas importantes para que se mantenha cada vez mais competitiva.

Em um setor onde os custos de alimentação e ração são altos e sujeitos a oscilações de preços, a disciplina de custos desempenha um papel fundamental para as empresas de nutrição e produção animal. Ao adotar uma abordagem estratégica para analisar, controlar e otimizar seus recursos financeiros, essas organizações podem alcançar maior eficiência operacional e uma posição mais competitiva no mercado.

Começar a implementar uma filosofia de disciplina de custos exige análise detalhada, estabelecimento de metas, monitoramento constante, identificação de oportunidades e engajamento de toda a equipe. Com a disciplina de custos como aliada das análises financeiras-econômicas, as empresas do setor estarão melhor preparadas para enfrentar os desafios financeiros e impulsionar o sucesso a longo prazo.

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